Ok Pessoal,
mais uma vez de volta agora dando uma personalização ao motor.
O tempo vai passando e você acaba enjoando aquele visual do motor todo OEM ou em alguns casos todo sujo ou com pintura descascada. A solução é uma pintura na tampa de válvulas juntamente com uma boa limpeza do cofre do motor, o visual ficará outro.
O tempo vai passando e você acaba enjoando aquele visual do motor todo OEM ou em alguns casos todo sujo ou com pintura descascada. A solução é uma pintura na tampa de válvulas juntamente com uma boa limpeza do cofre do motor, o visual ficará outro.
A textura que vai ficar o motor é igual ao da foto abaixo.
A Tinta é uma wrinkle que causa esse efeito e aguenta aproximadamente até 180 Graus C.
Bom, vamos aos passos.
Primeiro você precisa retirar a tampa de valvulas, esse procedimento não vai funcionar direito se for feito com a tampa instalada, precisa ser removida porque a tinta ou resto de tinta existente nela precisa ser retirada.
1 - Fora do lugar é preciso lavar a tampa para tirar o oléo lubrificante (pode ser gasolina ou diesel);
2 - Em seguida lave com detergente neutro.
3 - Você precisa remover a tinta original existente... pode ser com lixa d'agua ou removedor de tinta (foi a minha escolha por ser mais rápido, menos cansativo e eficiente), para isso use o max rubber que da conta do recado, Ah! É importante compar um pincel médio e espátula para aplicar o removedor e remover a tinta solta.
Aplique o removedor com cuidado e apenas nas partes metálicas externas da tampa de válvulas, cuidado com os retentores de borracha que ficam nos orifícios da tampa, se quiser protege-los ainda mais isole-os com fita adesiva para não cair removedor.
Eu usei com cuidado, o removedor em contato com o calor do sol acelera o processo e a tinta praticamente levanta do metal, aí é só passar a espátula e reforçar nos detalhes para que seja removido por completo.
4 - Depois da tinta removida mais uma lavagem com água e detergente neutro para remover toda impureza (gordura, removedor terra etc,) se quiser usar desengordurante também é uma outra opção mas eu fiz sem e não tive problemas, em seguida coloque no sol para secar e aquecer (isso ajuda na aplicação da tinta) de 15 a 35 graus C e humidade abaixo de 60% tá muito bom;
5 - inicie o processo de pintura: Isole os orifícios com fita adesiva, se quiser que o nome também fique em contraste com a tinta mascare-o com fita ou use uma leve camada de oléo em cima do nome para a tinta não segurar, eu passei uma fina camada de oléo. Afaste o bico do spray uns 25 a 30cm de distância da superfície a ser pintada (lembre-se de sacudir com força a lata pelo menos 1 minuto antes da primeira aplicação e 15 segundos antes de cada léque de spray);
6 - Não seja apressado teste o spray em uma outra superfície para conhecer a pressão e o formato do "leque" do bico. Mínimo de 3 camadas "com segurança" é o suficiente, movimentos retilíneos iniciando de um lado para o outro e sempre descendo a cada passada de uma extremidade a outra, depois venha em sentido oposto subindo e descendo de uma extremidade a outra para ter certeza de que a tampa foi toda coberta pela tinta, (uma terceira camada poderá se usada apenas para reforçar mas tenha cuidado a partir de agora para não escorrer a tinta;
Primeira parte Horizontal (retilíneo para os lados)
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Seguida parte vertical (retilíneo para cima e para baixo)
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conferir Horizontal (retilíneo para os lados)
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Aguarde um tempo no sol e começará a ver a mágica acontecer!
7 - O resultado da tinta é lento e demoroso, deixe secar ao sol por 2 horas (recomendo iniciar a pintura pelas 11h, 12h da manhã quando o sol tá mais forte), é o tempo que você pode avaliar a qualidade da pintura, se tiver ruim você remove logo, se ficou bom deixe descansar por mais 24h e leve para curar no forno do fogão pré aquecido a 93 graus C por 20 minutos, teste antes se a tampa cabe dentro do forno do fogão, no meu caso eu tive que virar a tampa em 10 minutos para cada lado. (cudado! use luvas e apoie a tampa em algo que possa ser segurado para levar ao forno) Se o seu fogão aquece mais do que isso recomendo que deixe a tampa com uma brecha de uns 4 dedos para a temperatura baixar mais (não vai ficar 100% mas com certeza passará dos 93 graus.
Aí está!
8 - deixe a tampa esfriar e pronto, agora é só tirar a fita isolante e fazer os detalhes, no meu caso eu tive que raspar a tinta do nome (mesmo com o filme de oléo que passei antes de pintar ficou difícil de tirar)
O protetor do coletor de exaustão também passou pela experiência.

Outra coisa que fiz foi abolir o filtro de ar OEM, como vocês sabem aqui no Brasil é caro e só dura 20.000km então a solução foi um filtro esportivo K&N.
K&N - Part Number (33-2104) para Civic D16Y8
O mais legal disso tudo é que ele tem o formato do original, então, não precisei mecher em nada, até porque não tô buscando performance (ainda), e o fluxo de ar desse com certeza é maior que o anterior, a durabilidade é eterna (cuidando e lavando direito) com a qualidade da K&N.
Gostei do Visual, ficou condizente com o carro agora.
Obrigado pela visita, e se gostou favorite o blog, isso ajuda de certa forma a motivar a postagens para compartilhar com vocês.
VHT link
http://www.vhtpaint.com
continua...
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10 comentários:
Oi Paulo,
Esse filtro, voce lava com agua ou com algum liquido especial?
Att,
Daniel
Limpo com aspirador primeiro pra tirar insetos ou outra sujeira, ainda não lavei, mas ele pode lavar sim, com água, depois de secar é só embebedar com um produto da própria k&n parecendo um oléo para segurar as particulas menores.
Se gostou favorite, compartilhe, indique e clique nas propagandas... isso me ajuda e muito a saber como tá a recepção dos leitores. Valeu.
Putz... Que sacada esse filtro da K&N!!! Tá satisfeito? O resultado foi o esperado?
Marcos, pra mim atende... eu coloquei ele pensando em economia, sim, ao invés de ficar substituíndo o filtro de tempos em tempos agora eu só tiro, limpo e coloco de novo no lugar o mesmo filtro pois o mesmo é lavável.
Agora se sua pergunta for sobre performance esquece... não mudou nada (como eu tinha previsto).
Oi amigo, parabéns pelo seu blog, tenho um modelo 2000, e e estou cuidando dele devagar. As rodas traseiras estão abertas, comendo por dentro, já fiz um embuchamento, mas continuam, me disseram para trocar as pontas de eixo, vc sabe alguma coisa sobre? Tudo de bom!
Cara, o civic por natureza já tem a cambagem negativa na traseira porém quem faz alinhamento acaba corrigindo isso. A não ser que seja rebaixado aí não tem santo que resolva com as peças normais.
Se não for o seu caso recomendo buscar na primeira página do blog baixar o manual de serviço, lá informa absolutamente tudo sobre a suspensão do seu carro (medidas, torques e reparos para deixar ele certinho).
Outra sugestão é você mexer nessa peça marcada aqui na imagem deste link, ela regula o ângulo/grau de cambagem, para carros rebaixados existem peça dessa aí regulável exclusiva pra corrigir o gasto de superfície do pneu. http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/34/zab.bmp
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Cara quero pintar a tampa de válvulas do meu Civic onde acho essa tinta?
Valmir, essa tinta eu comprei fora, já faz um tempo e me parece agora que por normas internacionais produtos comprimidos com ar não viajam mais de avião (frescura né)? Pois pesquise aqui... nos sites de leilão... acho que tem. Sempre acham uma outra saída pra buscar produtos desejados.
A tinta para tampa precisa ser de alta temperatura, ou uma tinta normal supre o acabamento e a cor?
Correto Thiago, Alta temperatura. Agora pra dar essa textura tem que ser dessa dai do post.
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