110.800km Vamos lá!
Uma semana depois da revisão eu percebia o carro fraco quando ligava o AC ou circulador de ar, monitorando o contagiros percebi que baixava mais do que os 750rpm... acho que ficava nos 400rpm, com isso o Ar Condicionado era desligado automaticamente para não interromper o funcionamento do motor e o habitáculo não "gelava".
Uma semana depois da revisão eu percebia o carro fraco quando ligava o AC ou circulador de ar, monitorando o contagiros percebi que baixava mais do que os 750rpm... acho que ficava nos 400rpm, com isso o Ar Condicionado era desligado automaticamente para não interromper o funcionamento do motor e o habitáculo não "gelava".
link video para youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=in-PGhL8jZo&feature=channel&list=UL
Pois bem, marquei de novo uma visita a oficina, procuramos inicialmente vazamento de vacuo, depois fomos para a IACV na TBI, removeu, limpou, e o problema persistia, medimos a corrente, e tudo normal, foi aí que veio outro teste simples mas perigoso, o ideal é ter o materia correto para não se machucar... velas: foi simplesmente ir desconectando e conectando novamente cabo por cabo de vela para ver como se comportava cada cilíndro... puxou nr 1 (esquerda para direita) quando chegou pouco acima o carro começava a interromper, isso foi feito com todos os outros e no último o nr 4 retirou acima dos outros e o carro continuava normal... ou seja, o funcionamento parcial dele quase não influenciava no trabalho geral... só se percebia algo se retirasse o cabo completamente... aí ele começava a falhar de verdade.
Limpando o IACV


Depois desta pista ficou fácil, iniciamos uma medição de pressão dos cilindros e todos apontavam 140 psi exceto o cilindro 4 que apontava só 50 quase 60% em comparação aos outros.(para fazer esse teste é recomendado desligar os bicos injetores para o carro não jogar combustível nas câmaras com o medidor instalado para não danificá-lo)
Teste de pressão
É colocado um relógio / medidor de pressão no local que fica a vela, da-se a partida, o motor gira sem combustível e o pistão sobe, o medidor registra a pressão interna e se compara com o valor listado no manual e tira-se a conclusão de que qual câmara tá com pouca pressão.
Podia ser vazamento de ar pela junta, pelas paredes entre o bloco e o pistão, pelo bloco e na melhor de todas pelas válvulas. Como saber exatamente o problema para não abrir tudo e errar feio no diagnóstico? Simples: pelo teste de vazamento, agendei para depois das festa de fim de ano e o teste é simples:
Uma ferramenta pneumatica com dois medidores de pressão, um informa a quantidade de ar liberada para dentro do cilindro e o outro medidor mostra a pressão interna do cilindro. O ar injetado pode sair pela junta, pela parede do cilindro entre o pistão(borbulhando o radiador) ou pelas válvulas de admissão (desconectando o tubo do filtro de ar e levantando a borboleta da tbi para ouvir o chiado do ar) ou exaustãoo ( ouvindo o chiado do ar saindo pelo escapamento) e aí detectamos aonde esta o problema.
video com o teste de vazamento - video on youtube with valve leak test
O youtube não deixa eu incorporar por causa da música, segue o link:
http://youtu.be/Ffs4ZR7bj-Y
Neste caso o mal foi o menor: está escapando pela ou pelas válvula(s) de admissão, agora terei que providenciar o material para fazer o serviço.
Vamos a lista:
12251-P2J-004 -1- Junta Cabeçote OEM- Honda
12210-PZ1-004 -8- Retentores de Vávulas ADM OEM- Honda
12211-PZ1-004 -8- Retentores de Válvulas EXA OEM- Honda
17105-P2F-A02 -1- Junta de ADM OEM- Honda
18115-P2A-003 -1- Junta de EXA OEM- Honda
91213-P2F-A01 -1- Retentor do eixo comando OEM- Honda
30110-pa1-732 -1- Retentor do distribuidor OEM- Honda
Pergunta aos mais experientes: Pode ocasionar problemas mais sérios se continuar a rodar assim por muito tempo? A única coisa que esse problema ocasiona é o consumo que aumenta e o carro que não aproveita toda potência do sistema certo? Mesmo assim abaixo de 120 consigo fazer 11, 12km/l e acima o carro não faz menos de 10, agora na cidade tá bebendo mais.
----------------------------------------------
Agora já que vai ficar parado e mesmo depois de ter substituído o liquido de arrefecimento do sistema, o flúido continua deixando aquele barrinho... então resolvi adiantar a substituição da bomba que deveria acontecer aos 160.000km e aquele cano de fluído de arrefecimento que passa por tras do motor pra ver se o sistema limpa de vez... se persistir só vai me restar substituir o radiador (que felizmente encontro aqui no br).
Peças Extras:
19200-P2A-A01 -1- Bomba de água OEM- Honda
19222-P08-004 -1- O-Ring Bomba de água OEM- Honda
19505-P2A-000 -1- Tubo de metal pra água OEM- Honda
91314-634-000 -2- O-Ring p/extremidades do tubo OEM- Honda
Outra coisa que gostaria de ter reservado é um par de juntas homoconéticas só que não sei qual é o modelo do meu no catálogo de peças tem 3 modelos e o meu é com ABS (disco na frente e tambor ) acho que sistema Y . Vou pesquisar com mais calma.
bem é isso. e como foi dito antes lá no início eu falei que "aparentemente" mas quando fui fazer a primeira revisão lá nos 100k o mecânico tinha sugerido uma limpeza de bicos porque achava que o carro tava trabalhando "estranho" porem não apresentava nenhuma anomalia, tudo funcionando bem, motor virando com ar ligado sem interrupções... então deixei pra proxima que foi essa dos 110.000km.
O mais curioso é que depois de "x" km o carro voltou a funcionar como antes 750rpm ar gelando sem interrupções porém continua com o cilindro xoxo. (motorzinho impressionante!)
Agora é encomendar as peças e esperar, até lá vou continuar rodando sem abusar.
Uma ferramenta pneumatica com dois medidores de pressão, um informa a quantidade de ar liberada para dentro do cilindro e o outro medidor mostra a pressão interna do cilindro. O ar injetado pode sair pela junta, pela parede do cilindro entre o pistão(borbulhando o radiador) ou pelas válvulas de admissão (desconectando o tubo do filtro de ar e levantando a borboleta da tbi para ouvir o chiado do ar) ou exaustãoo ( ouvindo o chiado do ar saindo pelo escapamento) e aí detectamos aonde esta o problema.
video com o teste de vazamento - video on youtube with valve leak test
O youtube não deixa eu incorporar por causa da música, segue o link:
http://youtu.be/Ffs4ZR7bj-Y
Neste caso o mal foi o menor: está escapando pela ou pelas válvula(s) de admissão, agora terei que providenciar o material para fazer o serviço.
Vamos a lista:
12251-P2J-004 -1- Junta Cabeçote OEM- Honda
12210-PZ1-004 -8- Retentores de Vávulas ADM OEM- Honda
12211-PZ1-004 -8- Retentores de Válvulas EXA OEM- Honda
17105-P2F-A02 -1- Junta de ADM OEM- Honda
18115-P2A-003 -1- Junta de EXA OEM- Honda
91213-P2F-A01 -1- Retentor do eixo comando OEM- Honda
30110-pa1-732 -1- Retentor do distribuidor OEM- Honda
Pergunta aos mais experientes: Pode ocasionar problemas mais sérios se continuar a rodar assim por muito tempo? A única coisa que esse problema ocasiona é o consumo que aumenta e o carro que não aproveita toda potência do sistema certo? Mesmo assim abaixo de 120 consigo fazer 11, 12km/l e acima o carro não faz menos de 10, agora na cidade tá bebendo mais.
----------------------------------------------
Agora já que vai ficar parado e mesmo depois de ter substituído o liquido de arrefecimento do sistema, o flúido continua deixando aquele barrinho... então resolvi adiantar a substituição da bomba que deveria acontecer aos 160.000km e aquele cano de fluído de arrefecimento que passa por tras do motor pra ver se o sistema limpa de vez... se persistir só vai me restar substituir o radiador (que felizmente encontro aqui no br).
Peças Extras:
19200-P2A-A01 -1- Bomba de água OEM- Honda
19222-P08-004 -1- O-Ring Bomba de água OEM- Honda
19505-P2A-000 -1- Tubo de metal pra água OEM- Honda
91314-634-000 -2- O-Ring p/extremidades do tubo OEM- Honda
Outra coisa que gostaria de ter reservado é um par de juntas homoconéticas só que não sei qual é o modelo do meu no catálogo de peças tem 3 modelos e o meu é com ABS (disco na frente e tambor ) acho que sistema Y . Vou pesquisar com mais calma.
bem é isso. e como foi dito antes lá no início eu falei que "aparentemente" mas quando fui fazer a primeira revisão lá nos 100k o mecânico tinha sugerido uma limpeza de bicos porque achava que o carro tava trabalhando "estranho" porem não apresentava nenhuma anomalia, tudo funcionando bem, motor virando com ar ligado sem interrupções... então deixei pra proxima que foi essa dos 110.000km.
O mais curioso é que depois de "x" km o carro voltou a funcionar como antes 750rpm ar gelando sem interrupções porém continua com o cilindro xoxo. (motorzinho impressionante!)
Agora é encomendar as peças e esperar, até lá vou continuar rodando sem abusar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário