terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dica: Rodas X Pneus - Tip: Wheels X Tyres

Olá, Sei que muita gente deve estar se perguntando por que tirei as rodas de 14" para colocar rodas de 15"? Podia ter ido logo para 17" como todo mundo vem fazendo atualmente.
Minha resposta é: Poder até podia, mas perderia em conforto e com toda certeza perderia um pneu e roda mais cedo ou mais tarde, vivemos no Brasil e todos nós sabemos que ruas esburacadas, asfaltos encaroçados, irregulares e remendados é muito mais comum ao nosso cotidiano do que as estradas europeias, norte americanas ou canadenses, então, eu não quis me aborrecer com isso, ainda mais neste caso que uso o carro para coisas do dia a dia ao contrário de alguns sortudos que tem o seu só para finais de semana (e ainda rodam nestes países mencionados... sorte a sua).
Bom, a dica é esta ferramenta que vai ajudar a você a tomar a decisão de montagem de qual pneus+rodas (altura x largura x comprimento ) no carro, digo isso porque você pode escolher uma roda de diâmetro maior e em contra partida tem que calçar com pneus de altura menor para que não fique pegando dentro da caixa de rodas (para-lamas) que é muito comum, além de ficar com o velocimetro auferindo de forma errada marcando para mais ou para menos da velocidade real em comparação as medidas originais.

vamos lá:

1 - nesse primeiro quadro você escolhe e coloca o tipo do pneu que seu carro usa: é importante que seja os dados encontrado no manual do proprietário para que não haja erro no resultado final.

Obs.:
Coloqei uma descrição em vermelho para facilitar


 

2 - Nesse segundo quadro você deve repetir os passos agora alimentando com até 04 opções de set-ups (pneus e rodas ) que você pensa em usar no seu carro. (Largura, altura e diâmetro)





3 - Após ter colocado as suas opções você poderá conhecer como ficará o comportamento do seu carro na questão de velocidade real e velocidade medida - É importante não fugir do limite dos 3% para mais ou para menos para que não haja uma diferença significativa entre os dois. Isso pode salvar você de uma multa em certos casos pois se for superior o seu carro pode estar marcando 100 quando na verdade ele estará a mais do que isso... claro que tem o limite de tolerância mas é só um exemplo... mas vale dizer que o velocimetro fica incerto, a não ser que  você recalibre-o)


essa opção acima foi sem imagem e sem opção de pneus dentro dessas medidas... mas só pra ter uma idéia ele me sugeriu dentro da medida original do VTI 195/55 15 todos esses modelos de pneus que você pode pesquisar:


Achilles ATR Sport

BFGoodrich g-Force Super Sport A/S H&V
BFGoodrich Winter Slalom KSI
Bridgestone Blizzak WS-60
Dunlop Direzza DZ101
Dunlop Direzza Sport Z1 Star Spec
Dunlop Graspic DS-3
Dunlop Signature
Falken Eurowinter HS439
Falken Ziex ZE-912
Firestone Firehawk Wide Oval Indy 500
Fuzion VRi
General Altimax Arctic
General Exclaim UHP
General G-MAX AS-03
Goodyear Eagle GT
Hankook Ventus V2 H437
Hankook W409 Winter i*Pike
Kumho Ecsta ASX (KU21)
Kumho Ecsta LX (KU27)
Kumho I*Zen (KW22)
Kumho I*Zen Wis (KW19)
Kumho I*Zen XW (KW23)
Michelin Pilot Exalto A/S
Michelin Primacy Alpin PA3
Michelin X-Ice Xi2
Nitto NT450
Pirelli Winter Carving
Sumo Akina ST-09
Toyo Extensa HP
Toyo Observe Garit KX
Toyo Proxes R888
Toyo Proxes T1R
Toyo Snowprox S952
Yokohama AVID T4
Yokohama Ice Guard IG20
Yokohama S.Drive
  
O link do Configurador é este aqui:

dica:
Quando o diametro aparece em vermelho quer dizer que está fora das especificações recomendadas para a leitura honesta do odômetro... se colocar o diâmetro do conjunto (pneus x rodas) menor que o tamanho original o seu carro vai ficar com + torque porém a velocidade do velocimetro fica "falsa", ele pode marcar por exemplo 120km/h quando o certo seria 110km/h com a medida original, e se você exceder no tamanho inverte as forças: o torque vai cair e a velocidade final vai aumentar. (teoricamente é isso). Tudo depende da proporção que você combina entre diametro da roda e altura x largura do pneu. (a última imagem das 3 postadas lá no inicio mostra essa relação.


Respeite o limite do offset

Outra coisa que pouca gente informa quando vai te vender uma roda é sobre o limite do offset, existem muitos artigos e posts na internet falando sobre isso, mas de uma forma bem simples é você imaginar a face da roda alinhada com a borda interna da caixa de rodas (paralamas) agora se você substituir por outra roda de offset positivo (+) maior qua a original significa que ela vai "entrar" mais em relação a original puxando a borda da roda para dentro. Em caso de offset negativo (-) a coisa é o inverso, lógico, a borda da roda vai se extendendo mais para fora e se extrapolar o limite em relação a medida original o conjunto pode ficar raspando na borda interna da caixa de rodas, levando a necessidade de "alargar" para que a roda caiba dentro e não raspe. 

Segue uma imagem que ilustra o assunto:




Espero que ajude-o a não cometer o mesmo erro que outros fizerema adquirindo um jogo de pneus no empirismo e depois se arrependendo por causa da escolha errada.

Minimize os riscos usando o configurador e boa sorte na escolha. 


Em retribuição não deixe de comentar, compartilhar no Facebook/Plus/Twitter eu agradeço.


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