segunda-feira, 22 de outubro de 2012

110.000Km - Radiador e bicos - Radiator and injectors

Chegou a hora da Revisão!

Vocês deve estar se perguntando porque esse louco fica revisando de 5.000km em 5.000km quando o manual nacional (BR) diz que é só para susbstituir o oléo a cada 10.000km? (fora do Brasil o prazo chega até a 12.000km ou 12 meses / o que chegar primeiro)  Sabe aquela máxima do "seguro morreu de velho?" pois é... quem sabe mais pra frente eu extenda só um pouquinho mais.



Mas vamos lá! FOCO.

Eu tava cismado com uma substância parecendo argila que tava se acumulando no reservatório de expansão...  retiramos o radiador e fomos investigar a fundo.










Depois de pesquisado descobri que é ferrugem, e a hipótese é que o antigo proprietário deve ter substituído o fluído de arrefecimento por água e quando eu voltei para o fluído ele começou a "limpar" digamos assim as poucas partes internas de metal (o motor é em aluminio)... o bom é que tá limpando e o ruim é que vou ter que fazer um tratamento para retardar ou reduzir o máximo este "fenômeno" até que cure.

Essa é a minha suspeita de ferrugem... vamos ver.



 Adquiri SuperFlush da STP junto com o All Season long life para iniciar o tratamento, produtos de qualidade e vamos ver como se comporta, farei o flush depois usarei o all season por um tempo para "lavar geral" depois baixo todo e injeto fluido de arrefecimento OEM Honda novamente.


Farei também:
- Substituição do Filtro de óleo do motor (OEM HONDA);
- Substituição do oléo do motor (Mobil Super 20w50);
- Substituição do oléo da Direção Hidraulica (OEM HONDA - PSF);



- Limpeza dos bicos injetores (Car 80); Abrindo um parênteses para comentar que isso só existe aqui no Brasil por causa da péssima qualidade da gasolina que é vendida pra gente independente de ser BR, SHELL, TEXACO, IPIRANGA, ETC, Comum, Aditivada ou Podium, Premium todas possouem mais de 20% de alcool em sua composição em postos sérios na

melhor das hipóteses e coisa pior como solvente, água ou alcool em excesso em postos (revendedores) desonestos, (o que é muito comum aqui no país)
Pois bem, o reflexo é um desses que verão a seguir.



- Substituição do Filtro de combustível (OEM HONDA); Made in Korea!
















E por fim regulagem dos faróis;

Começamos Aqui removendo o radiador para uma lavagem antes do flush: Drenou toda água do sistema de arrefecimento inclusive a do bloco.

Olha a situação da tampa que pega no bloco.

Começamos Aqui removendo o radiador para uma lavagem antes do flush: Drenou toda água do sistema de arrefecimento inclusive a do bloco.

Olha a situação da tampa que pega no bloco.

O Sistema foi todo lavado com água... depois drenado e colocado água mais uma vez agora com o petroplus STP (Flush).

Esperei uns 15 minutos para a ventoinha disparar esperei mais 10 min para depois desligar e drenar a água batizada (cuidado com o fluido em alta temperatura e pressurizado). Imagens do liquido retirado.

depois de drenado foi fechado novamente agora inserindo STP long Life e completado com água desmineralizada.

Proximo passo: Remoção e limpeza dos bicos injetores. Apesar de existir uma polêmica de fazer ou não fazer (algumas montadoras dizem que não precisa outras dizem ao contrário) pelo sim pelo não resolvi fazer por prevenção já tava ali parado mesmo... mandei bala (na ordem).

 Olha o estado dos bicos antes. (tavam todos nestas condições)

Com o tempo a sujeira do combustível vai formando uma espécie de crosta em volta dos bicos injetores dificultando a passagem da dosagem correta de combustível para a câmara de combustão.
Foi limpo superficalmente com car 80.

Depois levado pra ultra-som e finalizou com aquele teste de milimetragem eletronica... injetando combustível em pepetas para ver se estão equalizados na vazão, os bicos ficaram na média (bico 1- 63ml, bico 2- 64ml, bico 3- 65ml e bico 4 - 64ml).
Limpos testados e voltando para seu lugar.

Depois foi feita a substituição do fluído de Direção Hidráulica; filtro de oléo do motor e Oléo de motor Mobil SAE 20w 50 igual aos posts anteriores.

Motor Lavado e tudo de volta ao lugar.

continua...
Em retribuição não deixe de comentar, compartilhar no Facebook/Plus/Twitter ou clicar nas propagandas de seu interesse eu agradeço.

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10 comentários:

Anônimo disse...

muito bom seus posts, estou aprendendo muito com vc, vou usar sua experiencia para aplicar no meu EJ8 lx abraço

cristiano.

Paulo Giovani disse...

Obrigado Cristiano, ficaria muito grato se ajudasse a divulgar o blog, compartilhe e clique nas propagandas que interessar... isso ajuda também.

Quanto ao seu EJ se for lx é 6 mas o manual de serviço que disponibilizei para baixar na primeira postagem (PDF) também serve para ele, use-o e não terá dúvidas na execução dos serviços de manuntenção.

Anônimo disse...

tem como me passar o contato do Dave ou site da loja que vc compra pela internet as peças ?? o site em ohio que vc comentou.

cristiano

Paulo Giovani disse...

Cristiano,
postei ontem cara! Não sei se foi pra você mas com certeza era para um proprietário de um LX.
Nesse link nos comentários passei a dica com 3 nomes o do Dave é o primeiro.

http://civic2000ex.blogspot.com.br/2013/02/coifas-polia-e-mimos.html

Abraço.

Murilo disse...

Muito bom seu blog Paulo, gostei do resultado da lavagem do motor, o meu esta precisando urgentemente de uma lavagem dessas... qual produto vc usou pra fazer? abraços

Paulo Giovani disse...

Valeu Murilo,
Lavagem interna "flush" taí... mas de lá pra cá saiu um teste no inmetro com alguns que eles aprovram também.
Agora se a lavagem for estética (por fora) o produto foi desengraxante (baú), sabão azul escovas de todos os tipos e tamanhos junto com uma boa dose de paciência para chegar aonde os olhos e a mão alcançam. Pra ficar diferente mesmo só surtiu efeito depois da terceira lavagem... agora é só manter com shampoo de pintura mesmo.
Luva e escova nas partes mais asperas... Ah! o shampoo é o da autoshine.

Unknown disse...

Amigo, parabéns pelo blog!
Vi esse post sobre radiador e gostaria de saber se você pode me ajudar com um problema...
Tenho um Civic LX 2000 AT e estou tendo problema na parte de arrefecimento. Não sei se você já passou por esse problema ou conhece alguém que já teve...
Tenho que completar o reservatório do liquido de arrefecimento todo dia com pelo menos 200ml pois o liquido está sumindo.
Já troquei radiador e a tampa, já troquei o reservatório(do liquido) e a tampa(pois tinha percebido que vazava por ela também) mas o problema continua.
Não vejo nenhum vazamento nas mangueiras(mas pretendo trocá-las também esse mês ainda) nem no cofre do motor.
Já li pessoas dizendo que pode ser (falta de) pressão no sistema, outros dizem válvula termostática travada, outros dizem bomba d'água com defeito... O que pode ser? Tem alguma idéia?
Te agradeço.
Abraço.

Paulo Giovani disse...

Vou falar outras alternativas:
1 - tem um cano de água que passa por baixo do coletor de admissão que pode vazar... se o motor tiver quente evapora.
2 - pela mesma região alguma mangueira com um pequeno furo pode começar a pingar quando a temperatura ficar em modo normal, a pressão sobe e pinga. se cair em cima do coletor de exaustão evapora.
Nesses dois casos teria que colocar um medidor de pressão do sistema de arrefecimento, ele vai na tampa do radiador com o carro frio, injeta pressão 1.bar e se vazar vai aparecer ao invés de evaporar.
3 - é o pior caso... junta ruim... pra investigar tem que olhar o estado das velas pra ver se acha algum vestígio anormal. Observa isso quando colocar o medidor de pressão... vai que.... acha alguma câmara úmida. Nesse último caso acontece com veículos que tinham aditivo e na data de trocar o proprietário colocou água... aí tem partes do sistema que enferrujam e quando vende para um mais cuidadoso ele coloca aditivo de novo. (o aditivo vem comendo e limpando tudo, entupindo radiador com sujeira e abrindo caminho pro líquido aonde tinha só ferrugem.
Essas são as que eu lembro.

Recomendo baixar o manual de serviço para fazer tudo como manda o fabricante (desmonte, limpeza, testes e remontagem com o torque específico para cada parafuso) O arquivo tá na primeira página de apresentação lá embaixo, me ajudou muito a cuidar do meu sem ficar a mercê de mecânico que só usa o empirismo.

E se por acaso precisar de peças me contate pra ver se posso ajudar.
Abraço.

Fábio disse...

amigo uso o oleo 5w30 100% sintetico. o manual BR diz 20w50 mas o americano 5w30. mesmo caso da ranger que tinha. abraço
parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Uma pergunta aonde fica o parafuso para remover toda a água do bloco eu queria fazer no meu é um civic 2000 LX

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