terça-feira, 16 de abril de 2013

128.000km - Hora de Revisar.

Ihhhhaí pessoal!

128k

Como de praxe deixando aqui mais um relato do tri ou quadrimestrário de bordo.
Bom o que posso dizer:
de novidade tem aquele parafuso do carter magnetizado que capta limalhas se houver (ebay);


 




 como o carro tinha passdo por um serviço recente de sede de vávulas, depois de um tempo rodando e acomodando resolvi repassar os parafusos com torquimetro mais uma vez;












bom o resto ta todo descrito aí embaixo no check list.







 Apesar de já ter colocado coisas novas antes, não custa nada ir lá de novo e conferir, afinal, o carro já tá parado e suspenso mesmo.



 Uma coisa que já foi comentada aqui: filtro de oléo pode ser de motor fire tem a rosca e as medidas do copo são iguais a do Honda, só tenha cuidado comprar um filtro de Marca conhecida (pelo menos).
O mais engraçado foi que cheguei numa lojinha de auto-peças e falei "Eu quero um filtro de oléo para Honda Civic 2000" e o balconista "Civic? Não tenho." eu falei "e de fiat motor fire, tem?" o cara foi la, pegou e falou "são 14,90". Eu paguei e depois mostrei na embalagem a ele em que tipo de carro pegava... ele pediu desculpa e ficou surpreso porque não sabia, pois é vivendo e aprendendo, o pessoal ainda tem na cabeça que é Honda é caro... taí a prova.

 



 O farol de neblina não tava acendendo apesar do led do quadro de instrumentos indicar que sim... o problema tava no conector do xicote que leva energia pros dois faróis e não no conector de um deles que está quebradiço por sinal, a solução foi remover o ruim (cortando) e soldando um novo conector no fio protegido e isolado. 


Ao checar a linha de freio, burrinho, tambor também olhei as pastilhas e sapatas e os discos... acabei substituíndo as pastilhas. (acima a nova e abaixo a usada).
Instaladas,







os burrinhos tavam lá firme, forte. Checando a suspensão dianteira foi detectado 2 buchas da bandeija superior esquerda e direita, e na traseira já estão folgadas as duas que sentam os amortecedores traseiros e estão rachando e partindo a borracha das buchas do facão (marca sampel) essas duraram 2 anos praticamente (a lista tá crescendo).






 Tive uma frustração que foi um jogo de velas iridium que comprei no ebay, listava lá no anuncio honda - d16y6,7,8 e quando chegou não me toquei pra conferir o código da vela... resultado: a vela veio errada.
 







por fim dei uma checada na correia do alternador, aumentando um pouco mais a tensão e passando parafina... acredite: o barulhinho repetido "qui, qui, qui..." quando ta engrenado e em movimento (leia-se estrada a 3k giros) ainda aparece... acho que vou tirar essa dayco e colocar outra OEM ou Contitech.

Dia-a-dia:

tá fazendo acima de 12 e abaixo de 13 em estrada rodando levinho no limite de até 100km/h, na cidade é sempre acima de 10 mas não passa disso, não lembro de ter chegado a 11.
Ruido ou vibração apenas apenas do cinzeiro que fica no painel em ruas de paralelepípedo, outra coisa que fiz foi substituir o silencioso, o original (que durou 12 anos) furou o cano que antecede o bojo de um jeito que ficou totalmente pendurado, resultado: peguei um novo por pouco mais de 170,00 reais e garantia de um ano.
Motor funcionando liso sempre pegando na primeira partida. Meu único incômodo de andar por aqui são os quebra-molas que são iginorantes e a qualidade das estradas estaduais e alguns trechos federais que parecem ter sido feitos a base de sonrisal (qualquer chuvinha aparecem buracos).
Talvez essa ainda seja a minha resistência em rebaixar, afinal, quem tem carro rebaixado não pode ter pressa de chegar se não já sabe do prejú que pode tomar.

Até o momento tudo correndo conforme previsto.

é isso aí. 

Se gostou compartilhe e se não gostou comente o que pode ser melhorado, perguntem... clique nas propagandas que interessar... a idéia é sempre ajudar.



e até a proxima.


9 comentários:

Rauan disse...

eai cara blza?
eu tenho um lx-at, e faz em volta de 7.5 8km/l na cidade, sera que ta com algum defeito? hehe

no geral o meu civic 99 aqui é bem cuidado, mas esta aparecendo defeito atras de defeito, ja troquei alternador, todas as buchas, molas que ja estavam arriadas. devo ver amortecedores traseiros pois esta batendo seco, mesmo tendo trocado as molas.

o mais novo barulho parece ser da conexão do intermediário com o motor, aquel parafuso com mola que fica em baixo do carro. trocar tudo aquilo sai 290 reais de peça na concessionária! vi em outro posto seu que comprou peças bem mais barato em alguma concessionária dos EUA, eu dei uma procurada em Honda parts pela web mas fico cabrero de comprar sem conhecer nada. Voce saberia informar algum contato legal para comprar essas pequenas peças de lá?

valeu !!

Rauan



Paulo Giovani disse...

Olá Ruan,
essas coisas influenciam no consumo:
- Estado e vida útil das velas, cabos de velas e filtro de ar;
- Cidades com o terreno cheio de subidas ingrimes tipo: Belo Horizonte ou Salvador fica difícil conseguir uma média igual a quem mora em Brasília por exemplo que é praticamente toda plana. Se tiver transito pesado então o esforço é ainda maior. Outra coisa: já ouvi gente comentar que conseguio na estrada 16km/l! isso pra mim é lenda, pelo menos por aqui o máximo que conseguir foi ficar na casa dos 13 a 13,5 e regulando o pé.
Infelizmente carro usado é uma loteria... veja só o meu... já fiz um monte de coisa, o que conta é que as peças são realmente mais duráveis que as peças de modelos similares nacional. Você troca e esquece!
Peças fora daqui compensam porque os impostos e lucro das montadoras nacionais são muuuuito altos, no dia que baixar ou valer a pena eu compro aqui, afinal eu ainda arco com 60% de imposto de importação e ainda sai mais barato que comprar aqui! Percebe como somos extorquidos?
Comprar lá fora exige um pouco de Inglês para conversar e pesquisar sobre o vendedor... o restante é fácil Ah! e Torcer para que sua encomenda não seja extraviada para não dizer outra coisa aqui ainda em poder da Receita ou Correios.
Se conseguir passar por esse calvário, pague os 60% de imposto e agradeça por economizar.
Acho que no meu segundo post eu coloquei uns locais.

sds,

Giovani

Paulo Giovani disse...

Outra coisa sobre o seu carro é que AT consome mais que MT tanto pelo controle de giro do motor quanto pela quantidade de marchas que são apenas 4 contra 5 do Manual.

Rauan disse...

Olá Paulo, tudo bem?

Sobre o consumo, ele realmente tem variado no meu civic, como é um LX AT consome mais mesmo. Sou de SP, e quando pegava marginal todo dia, totalizando uns 50 km por dia (ida e volta) à velocidade de uns 70~90km/h, o tanque secava em uns 400km, dando 10 por litro. Agora em trajetos de cidade normal no dia a dia, o tanque dura no máximo 300. Voce sabe se colocar gasolina podium de alta octanagem ajuda em alguma coisa ou não adianta nada? Velas, braços, e filtro estão OK, troco a cada 20 mil o filtro de ar, e óleo a cada 10 mil.

Sobre as peças, eu olhei o seu segundo post, gostei muito do site sonshonda, deu para perceber a distorção de preços praticados aqui. Eu vou trocar um batente traseiro porque esta batendo seco, foi 80 reais cada um, pelo site é uns 10 dólares realmente compensa muito.

Eu só tive dificuldade de encontrar a bucha do facão neste site.

A concessionaria de Ohio que voce compra, é mais seguro e confiável comprar por ela do que pelo sonshonda? Já que há dialogo com alguem de la acho que seria mais facil de comprar com confiança. Já fiz diversas compras no amazon para entregar nos EUA, mas nunca no ebay ou outro site para entregar no brasil, da um medo dessa burocracia e perder dinheiro. Apenas comprei coisas superfulas, como acessorios de celular de 10 dolares, e coisas do genero. Ademais, o problema de comprar de lá é que é tudo a vista né.. mais a paulada de imposto de importação. Mas para parafusos que aqui custam 70 reais e lá 3 dolares vale muito a pena !!

O meu civic não é vtec, mas eu acho um carro excepcional para a idade, 107 cv bons, tem pouco desgaste interno também, e o conforto é sem igual. Eu e minha familia fizemos um test drive em um voyage novo, todos ficaram decepcionados, hehehe.. Eu penso em colocar um aro 15 futuramente, com pneus michelin energy 195/55/15 que não muda o aro, e molas eibach pro kit, que baixam pouco mas já dão mais estabilidade.

Interessante seus topicos cara, onde conseguiu tanta informação sobre fornecedores, sites estrangeiros de peças, etc? Com certeza vou usar algum desses sites um dia para comprar alguma coisa.

Abs,
Rauan

Paulo Giovani disse...

Gasolina podium só ajuda o dono do posto he he he não vai adiantar não... pódium só é aproveitada em carros que trabalham com a taxa de compressão muito alta 14/1(o que não é o caso do civic).

Brasil é um absurdo nos preços, e parece que tamos voltando aos anos 80! tão fechando, proibindo ou dificultando ainda mais essa alternativa... veja o caso dos pneus por exemplo: hoje já é proibido comprar la fora.

Bucha do facão você vai encontrar no ebay mesmo.

e o negócio é pesquisar... pesquisar... e pesquisar. Internet ajudou muito a economizar e fazer com que eu continue rodando com qualidade, segurança e conforto.

Armando disse...

Tenho um Civic LX 1.6 2000 Manual, com 78000km (maior parte rodados apenas dentro de Curitiba) e venho notando uma certa falta de estabilidade (sinto que a traseira escapa muito fácil, mesmo a baixa velocidade), chegando a me deixar com um pouco de medo.

Toda a suspensão é original ainda (Showa, mas sem apresentar vazamentos e nem travamentos). Os modelos de vocês também tem esse comportamento ou será apenas impressão minha?

Só para acompanhar esse post, o meu está fazendo média de 9,63Km/L com 80% cidade e 20% estrada, andando quase sempre sozinho e com ar ligado.

Paulo Giovani disse...

Armando, a suspensão do civic apesar de "mole" consegue ter uma boa resposta em estabilidade, lembrando que são double wishbone tecnologia de F1! No manual do usurário recomenda substituir o amortecedor aos 80.000 cabe checar a qualidade dos mesmos. Outra coisa são os pneus, quanto mais altos e finos pior a aderência e melhor na economia de combustível. (eu uso atualmente 195/55 Aro 15, aumentou um pouco o consumo mas ganhei em estabilidade e frenagem.

Armando disse...

Estou usando as medidas originais (185/65R14), mas de marcas bem duvidosas (chinesas), talvez também possa ser isso. Só fico meio receoso em trocar os pneus, pois estão quase todos novos (menos de 5k rodados).

Paulo Giovani disse...

Armando, pneus apenas por ser originários da china não quer dizer muito (pelo menos pra mim), recomendo que faça a leitura lateral e veja se o mesmo possui selos internacionais de segurança (DOT) é uma delas. Outra coisa é buscar mais sobre o Tradewear , Temperatura e Tração. Se forem A ou AA no caso dos dois últimos não tem problema e o Tradewear pode ser 280, 300, 400... quanto maior for o número maior será a resistência do pneu em desgaste, logo, você usa a lógica pneus moles agarram mais mas desgastam mais rápido e pneus mais duros duram mais porém comprometem um pouco a aderência em comparação ao mais mole. Sempre existira uma lei da compensação e você terá que escolher o que se adequa mais a você.

Postar um comentário