-Troca de oléo: 3,3litros (Mobil Super 20w 50) mais 0,3 com o filtro de oléo (OEM Honda - 15400-PT7-005) totalizando 3,6litros;
- Substituição da correia dentada (OEM Honda - 14400-P2F-A01);
- Substituição da correia da bomba da direção hidráulica (OEM Honda - 56992-P2A-003);
- Substituição da correia do alternador *Dayco - 4PK0800;
- Substituição do tensor e mola da correia dentada (OEM Honda - 14520-P2A-305);
- Substituição da correia do compressor de ar condicionado (OEM Honda - 38920-P2A-003);
- Substituição do filtro da solenoide vtec (OEM Honda - 15825-P2M-005):
- Subistituição da junta da solenoide vtec (OEM Honda - 36172-P08-015);
- Regulagem de válvulas de admissão e exaustão;
- Substituição da junta da tampa de válvulas (OEM Honda - 12341-P2F-A00);
- Substituição da junta do carter (OEM Honda - 11251-P2A-014);
- Checagem dos discos e tambores e regulagem dos freios;
- Checagem das buchas;
- Checagem dos fluídos e conexões;
- Lubrificação de pontos secos.
*Cód. Correia do Alternador original(OEM Honda - 31110-P2A-004)
Uma ressalva é que infelizmente não encontrei essa correia (alternador) em lugar nenhum na época de compras... o *ADG não recomenda mas eu não tive alternativas por aqui... vamos ver no que vai dar.
Lembrando mais uma vez que tudos procedimentos foram seguidos exatamente como manda o manual e serviço, usando Hondabond e torqueado dentro das medidas recomendadas.
Pacote de peças para a manutenção.
1 - Filtro da Solenóide/válvula VTEC (junta e filtro adquiridos) desmontagem limpeza e instalação com Hondabond;
Apesar do tempo as juntas ainda estão flexiveis só um pouquinho rachadas, mas foram substituídas por novas, afinal, são 10 anos!(essa fica em cima)
Essa daí de baixo é a mais conhecida, a telinha aí é por onde passa o óleo e aciona todo sistema mecânico variável de válvulas, a tela é para conter sujeira, existem casos do Vtec não funcionar por causa desta tela estar suja com borra.
2 - Substituir Correia Dentada, Correia Bomba Hidraulica, Alternador e compressor de ar condicionado.
Neste caso aproveitei e troquei tudo logo de uma vez já que o sistema teria que ser todo desmontado;
O que impressiona é a qualidade da correia usada, mesmo após os 100.000 e 10 anos de uso! A da esquerda era a original de fábrica... compare o estado.
As correias dos acessórios
Usadas retiradas
3 - Substituir Tensor e mola da correia dentada; (o curioso foi que comprei antes Dayco com rolamento NSK) Fiquei inseguro resolvi pegar Honda (vide a foto) quando desmontei o original que estava no carro o estado era quase perfeito com zero de folga um pouqinho de ferrugem na haste, e o rolamento era NSK!) Fica a dica pra quem quer economizar.
4 - Vistoriar juntas do motor, e retentores de bomba de água e virabrequim;
5 - Vistoriar Distribuidor (checar origns e vazamentos);
tudo ok.
6 - Regular válvulas já que a tampa ia sair;
0,18 para admissão
0,23 para Escape
7 - Remover Carter para limpeza e tirar pequeno vazamento;
O carter tava tudo limpinho sem acumulo de resíduo no fundo da tampa !
Não achei esse sensor aqui.
Pescador impecável apesar do tempo
A imagem fala por sí
Sempre usando torquimetro em todas as etapas requeridas e seguindo o manual de serviço, sempre. Torna tudo mais fácil. (porque as montadoras nacionais não fazem isso aqui ?)
Tudo montado e finalizado.
8 - Inspencionar Sensor de Lenta;
9 - limpar filtro de ar;
10 - completar fluido da Direção Hidraulica;
11 - substituir óleo motor e filtro de óleo;
12 - Vistoriar Buchas e suspensão;
13 - lubrificar pontos secos
14 - Checar farol de neblina (essa apareceu de última hora pois deixou de ascender na última viajem que fiz a noite)
Zero de novo!
O carro ficou parado 2 dias e teve que dormir na oficina pra regular as válvulas a frio.
Agora só ajustes finos e aos 105.000Km: Troca de oléo e filtro.
http://www.daycoaftermarket.com/BR/PT/
É isso aí.
Espero que tenha ajudado, fiquem a vontade para comentar.
Continua...
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14 comentários:
irmão muito bom serviço, parabéns pelo profissionalismo.
É isso irmão. carro tem que ser tratado com respeito. Pois é ele que te leva onde voce precisa................
Quanto saiu essa revisão? normalmente quando você sente uma leve folga na direção é só completar com o fluido da direção hidralica?
puta merda, vc manja muito hein !
regulagem de valvula deixou o carro novo? to com problema de baixa rotação em marcha lenta
Cara, usa o manual de serviço que disponibilizei na primeira página do blog... lá no fim, ele é o guia, você e qualquer outra pessoa também pode fazer igual.
O seu problema de rotação lenta tem muitas possibilidades, vou citar algumas:
- TBI suja;
- Velas e todo sistema que gera a centelha;
- Sensor de rotação;
- Compressão da câmara de combustão (sede de válvulas e cia).
em fim tem muita coisa.
A regulagem de válvulas no meu serviu para tirar aquele barulho de carro a diesel (igual aos primeiros citroens) e melhorar o consumo.
No meu caso funcionou, e ficou "ronronando" como um gatinho. :)
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Obrigado.
Leandro Ginatto, exclui o post anterior porque tava escrito errada, faz as contas aí:
4 litros de oléo - R$ 60,00
Filtro de oléo Original -R$ 30,00
Correia dentada original - R$ 98,00
Tensor com mola Original - R$ 111,00
Correia compressor AR original R$ 64,00
Correia Bomba DH original R$ 114,00
Correia do alternador Dayco R$ 34,00
Junta da Tampa de válvulas original R$ 25,00
Junta do Carter original - R$ 64,00
Junta e filtro original VTEC - R$ 90,00
Cola Hondabond - R$ 50,00
Mão de obra mecânica R$ 200,00
Folga na direção deve ser outra coisa... nada a ver com completar fluído, se no seu tiver com folga e vazando o mais indicado é você comprar um kit de reparo, acho que a TRW ou Corteco vende. Ah e essas marcas são dos mesmo fabricantes que fornecem peças para a Honda, ou seja, Original.
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Valeu, abraço
amigo aonde você conseguiu esse valor ai de peças. nossa senhora aqui é muito mais caro. vc trouxe de fora? tensionador ? correias ?? fico no aguardo
abraço e fique com Deus
Entusiasta desconhecido, sim, o que for mais em contra trazer de fora (mesmo pagando os 60% de imposto) vem de fora. O ruim só é a demora que antes durava 20 30 dias e hoje chega a 70 dias.
Obrigado pela visita e peço que compartilhe nas redes sociais ou com amigos que possuem o mesmo veiculo de 92 a 00 a mecânica é praticamente a mesma com a exessão do motor que tem varias séres. porém muitíssimo parecidos.
amigo com certeza estarei divulgando o blog. é dificil encontrar blogs assim no Brasil.
Estou feliz com o carro como te disse, gosto de fazer os serviços em casa. resolvi as travas eletricas. troquei o oleo e filtro usando 5w30. troquei liquido arrefecimento original Honda. tirando o bujão do motor e tal. procedimento certinho.
agora o que tenho que fazer é verificar o ponto do carro. ele esta dando bate pino em subidas e tal...
vi que é 12 graus pelo manual técnico. descaterei ser combustivel, troquei de posto... provavelmente como trocaram as correias recentemente ficou com o ponto um pouco adiantado.
ahh outra coisa amigo Paulo na traseira com 3 pessoas bate até o fim de curso a suspensão. pelo que andei pesquisando falta do batente traseiro. que também comentaram que o do corsa sedan serve perfeitamente nos nossos civics.
é isso amigo aos poucos vou fazendo os serviços... e como você leiooo muitoooo tenho manual técnico e ferramentas. mas como meu filho nasceu faz 3 meses. ta sendo dificil encontrar tempo. rsss
um grande abraço
Bom dia! muito boa essa sua postagem....acabei de adquirir um civic ex 1999/2000... a válvula solenoide está lambuzada de óleo.... se pudesse, gostaria que me informasse aonde vc comprou essas juntas (anéis de borracha) da válvula solenoide, pelo que vi a que está vazando é a de cima código 36172-P08-015. Abraços, Casimiro
Olá, eu importei porque na época valia a pena... hoje eu não sei... mas as concessionárias tem e o valor as vezes compensa...
Hoje se importar pode até sair mais barato porém é quase certo que espere em média uns 50 a 60 dias para chegar... e se for agora no próximo a dezembro esquece... todo ano os correios ficam atolados de encomenda de natal e as coisas tendem a atrasar mais ainda... as vezes nas concessionárias você paga um pouquinho a mais e recebe em 15 dias. pesquise e analise.
Obrigado por visitar o blog e compartilhe nas redes sociais ou no seus grupos... mostre a todos que o Civic não é e nunca será um bicho de sete cabeças para dar manutenção... é só seguir o manual e tudo bem.
Parabéns pelo empenho em manter o carro corretamente e também por compartilhar conosco!!!
Já tive em 2010 um Corolla SE-G 2001 AT que só vendi pra investir em moradia, mas na época o que queria mesmo era um Civic EX AT, como não achei nenhum com procedência fiquei com este Corolla que era único dono e estava com 70000km todo revisado na CSS Sulpar aqui de Curitiba.
Agora depois de casado, morando no ap que me forçou a vender o Corolla pra comprar ainda na planta kkk, estou procurando um Civic EX MT, pois quero ter o prazer de controlar o carro exatamente como quero e isso o cambio AT as vezes tira.
Tenho alguns em vista e o que mais gostei está a 550km de distância, é um EX MT azul com 100000km, bancos em couro e tudo mais, é exatamente igual ao que me apaixonei quando via nas revistas quando lançaram ele, aquele azulão lindo...vamos ver se der tudo certo embarcarei de ônibus em busca do tão sonhado Civic!!!
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