segunda-feira, 24 de setembro de 2012

100.000km - Revisão - Revision

Bom, como já foi dito no post anterior: O manco fez 100.000km e parece que tá tudo bem, vamos aos serviços feitos:

-Troca de oléo: 3,3litros (Mobil Super 20w 50) mais 0,3 com o filtro de oléo (OEM Honda - 15400-PT7-005) totalizando 3,6litros;
- Substituição da correia dentada (OEM Honda - 14400-P2F-A01);
- Substituição da correia da bomba da direção hidráulica (OEM Honda - 56992-P2A-003);
- Substituição da correia do alternador *Dayco - 4PK0800;
- Substituição do tensor e mola da correia dentada (OEM Honda - 14520-P2A-305);
- Substituição da correia do compressor de ar condicionado (OEM Honda - 38920-P2A-003);

- Substituição do filtro da solenoide vtec (OEM Honda - 15825-P2M-005):
- Subistituição da junta da solenoide vtec (OEM Honda -  36172-P08-015);
- Regulagem de válvulas de admissão e exaustão;
- Substituição da junta da tampa de válvulas (OEM Honda - 12341-P2F-A00);
- Substituição da junta do carter (OEM Honda - 11251-P2A-014);
- Checagem dos discos e tambores e regulagem dos freios;
- Checagem das buchas;
- Checagem dos fluídos e conexões;
- Lubrificação de pontos secos.

*Cód. Correia do Alternador original(OEM Honda - 31110-P2A-004)


Uma ressalva é que infelizmente não encontrei essa correia (alternador) em lugar nenhum na época de compras... o *ADG não recomenda mas eu não tive alternativas por aqui... vamos ver no que vai dar.


Lembrando mais uma vez que tudos procedimentos foram seguidos exatamente como manda o manual e serviço, usando Hondabond e torqueado dentro das medidas recomendadas.

Pacote de peças para a manutenção.



1 - Filtro da Solenóide/válvula VTEC (junta e filtro adquiridos) desmontagem limpeza e instalação com Hondabond;




Apesar do tempo as juntas ainda estão flexiveis só um pouquinho rachadas, mas foram substituídas por novas, afinal, são 10 anos!(essa fica em cima)

Essa daí de baixo é a mais conhecida, a telinha aí é por onde passa o óleo e aciona todo sistema mecânico variável de válvulas, a tela é para conter sujeira, existem casos do Vtec não funcionar por causa desta tela estar suja com borra.


2 - Substituir Correia Dentada, Correia Bomba Hidraulica, Alternador e compressor de ar condicionado. 
Neste caso aproveitei e troquei tudo logo de uma vez já que o sistema teria que ser todo desmontado;




O que impressiona é a qualidade da correia usada, mesmo após os 100.000 e 10 anos de uso! A da esquerda era a original de fábrica... compare o estado.




As correias dos acessórios


Usadas retiradas


3 - Substituir Tensor e mola da correia dentada; (o curioso foi que comprei antes Dayco com rolamento NSK) Fiquei inseguro resolvi pegar Honda (vide a foto) quando desmontei o original que estava no carro o estado era quase perfeito com zero de folga um pouqinho de ferrugem na haste, e o rolamento era NSK!) Fica a dica pra quem quer economizar.



4 - Vistoriar juntas do motor, e retentores de bomba de água e virabrequim;



5 - Vistoriar Distribuidor (checar origns e vazamentos);

tudo ok.

6 - Regular válvulas já que a tampa ia sair;


A folga das válvulas (mm) ficaram:
0,18 para admissão
0,23 para Escape





7 - Remover Carter para limpeza e tirar pequeno vazamento;



O carter tava tudo limpinho sem acumulo de resíduo no fundo da tampa !




Não achei esse sensor aqui.

Pescador impecável apesar do tempo

A imagem fala por sí




Sempre usando torquimetro em todas as etapas requeridas e seguindo o manual de serviço, sempre. Torna tudo mais fácil. (porque as montadoras nacionais não fazem isso aqui ?)


 


Tudo montado e finalizado.


8 - Inspencionar Sensor de Lenta;
9 - limpar filtro de ar;
10 - completar fluido da Direção Hidraulica;
11 - substituir óleo motor e filtro de óleo;
12 - Vistoriar Buchas e suspensão;
13 - lubrificar pontos secos
14 - Checar farol de neblina (essa apareceu de última hora pois deixou de ascender na última viajem que fiz a noite)



Zero de novo!

O carro ficou parado 2 dias e teve que dormir na oficina pra regular as válvulas a frio.




Agora só ajustes finos e aos 105.000Km: Troca de oléo e filtro.

http://www.daycoaftermarket.com/BR/PT/




É isso aí.

Espero que tenha ajudado, fiquem a vontade para comentar.

Continua... 

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14 comentários:

Anônimo disse...

irmão muito bom serviço, parabéns pelo profissionalismo.

Anônimo disse...

É isso irmão. carro tem que ser tratado com respeito. Pois é ele que te leva onde voce precisa................

Leandro Ginatto disse...

Quanto saiu essa revisão? normalmente quando você sente uma leve folga na direção é só completar com o fluido da direção hidralica?

Anônimo disse...

puta merda, vc manja muito hein !
regulagem de valvula deixou o carro novo? to com problema de baixa rotação em marcha lenta

Paulo Giovani disse...

Cara, usa o manual de serviço que disponibilizei na primeira página do blog... lá no fim, ele é o guia, você e qualquer outra pessoa também pode fazer igual.
O seu problema de rotação lenta tem muitas possibilidades, vou citar algumas:
- TBI suja;
- Velas e todo sistema que gera a centelha;
- Sensor de rotação;
- Compressão da câmara de combustão (sede de válvulas e cia).
em fim tem muita coisa.

A regulagem de válvulas no meu serviu para tirar aquele barulho de carro a diesel (igual aos primeiros citroens) e melhorar o consumo.

No meu caso funcionou, e ficou "ronronando" como um gatinho. :)

Obrigado pela visita e não deixe de compartilhar pela rede social.
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Obrigado.

Paulo Giovani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Giovani disse...

Leandro Ginatto, exclui o post anterior porque tava escrito errada, faz as contas aí:
4 litros de oléo - R$ 60,00
Filtro de oléo Original -R$ 30,00
Correia dentada original - R$ 98,00
Tensor com mola Original - R$ 111,00
Correia compressor AR original R$ 64,00
Correia Bomba DH original R$ 114,00
Correia do alternador Dayco R$ 34,00
Junta da Tampa de válvulas original R$ 25,00
Junta do Carter original - R$ 64,00
Junta e filtro original VTEC - R$ 90,00
Cola Hondabond - R$ 50,00

Mão de obra mecânica R$ 200,00

Folga na direção deve ser outra coisa... nada a ver com completar fluído, se no seu tiver com folga e vazando o mais indicado é você comprar um kit de reparo, acho que a TRW ou Corteco vende. Ah e essas marcas são dos mesmo fabricantes que fornecem peças para a Honda, ou seja, Original.

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Valeu, abraço

Fábio disse...

amigo aonde você conseguiu esse valor ai de peças. nossa senhora aqui é muito mais caro. vc trouxe de fora? tensionador ? correias ?? fico no aguardo

abraço e fique com Deus

Paulo Giovani disse...

Entusiasta desconhecido, sim, o que for mais em contra trazer de fora (mesmo pagando os 60% de imposto) vem de fora. O ruim só é a demora que antes durava 20 30 dias e hoje chega a 70 dias.

Obrigado pela visita e peço que compartilhe nas redes sociais ou com amigos que possuem o mesmo veiculo de 92 a 00 a mecânica é praticamente a mesma com a exessão do motor que tem varias séres. porém muitíssimo parecidos.

Fábio disse...

amigo com certeza estarei divulgando o blog. é dificil encontrar blogs assim no Brasil.

Estou feliz com o carro como te disse, gosto de fazer os serviços em casa. resolvi as travas eletricas. troquei o oleo e filtro usando 5w30. troquei liquido arrefecimento original Honda. tirando o bujão do motor e tal. procedimento certinho.

agora o que tenho que fazer é verificar o ponto do carro. ele esta dando bate pino em subidas e tal...

vi que é 12 graus pelo manual técnico. descaterei ser combustivel, troquei de posto... provavelmente como trocaram as correias recentemente ficou com o ponto um pouco adiantado.

ahh outra coisa amigo Paulo na traseira com 3 pessoas bate até o fim de curso a suspensão. pelo que andei pesquisando falta do batente traseiro. que também comentaram que o do corsa sedan serve perfeitamente nos nossos civics.

é isso amigo aos poucos vou fazendo os serviços... e como você leiooo muitoooo tenho manual técnico e ferramentas. mas como meu filho nasceu faz 3 meses. ta sendo dificil encontrar tempo. rsss

um grande abraço

Anônimo disse...

Bom dia! muito boa essa sua postagem....acabei de adquirir um civic ex 1999/2000... a válvula solenoide está lambuzada de óleo.... se pudesse, gostaria que me informasse aonde vc comprou essas juntas (anéis de borracha) da válvula solenoide, pelo que vi a que está vazando é a de cima código 36172-P08-015. Abraços, Casimiro

Paulo Giovani disse...

Olá, eu importei porque na época valia a pena... hoje eu não sei... mas as concessionárias tem e o valor as vezes compensa...
Hoje se importar pode até sair mais barato porém é quase certo que espere em média uns 50 a 60 dias para chegar... e se for agora no próximo a dezembro esquece... todo ano os correios ficam atolados de encomenda de natal e as coisas tendem a atrasar mais ainda... as vezes nas concessionárias você paga um pouquinho a mais e recebe em 15 dias. pesquise e analise.

Obrigado por visitar o blog e compartilhe nas redes sociais ou no seus grupos... mostre a todos que o Civic não é e nunca será um bicho de sete cabeças para dar manutenção... é só seguir o manual e tudo bem.

Unknown disse...

Parabéns pelo empenho em manter o carro corretamente e também por compartilhar conosco!!!

Já tive em 2010 um Corolla SE-G 2001 AT que só vendi pra investir em moradia, mas na época o que queria mesmo era um Civic EX AT, como não achei nenhum com procedência fiquei com este Corolla que era único dono e estava com 70000km todo revisado na CSS Sulpar aqui de Curitiba.

Agora depois de casado, morando no ap que me forçou a vender o Corolla pra comprar ainda na planta kkk, estou procurando um Civic EX MT, pois quero ter o prazer de controlar o carro exatamente como quero e isso o cambio AT as vezes tira.

Tenho alguns em vista e o que mais gostei está a 550km de distância, é um EX MT azul com 100000km, bancos em couro e tudo mais, é exatamente igual ao que me apaixonei quando via nas revistas quando lançaram ele, aquele azulão lindo...vamos ver se der tudo certo embarcarei de ônibus em busca do tão sonhado Civic!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

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