quarta-feira, 29 de agosto de 2012

89.500km - Conserto emergencial e peças - emergency repairs and parts



Bom, continuando...

Depois desse conserto de emergência o carro ta pronto pra seguir viagem pra casa.


Em casa alguns dias depois comecei a organizar as manutenções.
- fiz um rodízio de pneus;
- alinhamento e balanceamento;
- troca de oléo; (Mobil Super API-SM 20w 50 )
- troca filtro de oléo; (Frham PH 3593A)
- sangramento de todo fluido do sistema de freio e adicionado o novo (Varga dot-3 - pode ser dot-4 se você quiser)
- Substituição do filtro de Combustível (Wega - JFC 498)

Mais dois diagnósticos:
1 - Embreagem Dura e com um nhééééc quando pressionava;
2 - Um barulho quando passava em alguma ondulação, som seco tipo "blupf";

De volta para o elevador foi checado a embreagem e constatado vazamento no cilindro escravo e a pancada parecia bucha da barra estabilizadora.


Aos 90k eu tava ainda inseguro com o diagnóstico do barulho na suspensão (como dito acima), resultado: Levei o carro na concessionária HONDA e pedi que fizessem um check-up, valor do serviço: R$ 140,00.

Foi checado: 
- Toda a suspensão, todas as buchas estavam aparentemente ok só recomendaram a da barra estabilizadora;
- Scanner não passaram porque não tinha nenhuma luz acesa;
- Motor foi vistoriado e sem problemas apenas um vazamento daqueles que só borra o carter sem pingar;
Recomendação de substituição: Filtro de AR, Velas, Filtro de óleo original (na proxima), substituir fluido de arrefecimento só pelo original, oléo da caixa de marcha também só o original.
Elogiaram o estado geral do carro;
Falaram pra substituir os pneus antigos (com rachaduras e ressecamentos);
No teste de rua foi detectado: Embreagem ruim, e os 4 amortecedores também estragados ou indo pra esse caminho (comprovado depois quando chegou e recolocou no elevador pra constatar os vazamentos) além do que o manual recomenda a substituição aos 80.000km.
 
E comentaram na oficina da concessionária: -"esse hondinha é f*d@ não quebra e é econômico!" ,Logo depois apareceu um cliente de um, ano 2004, falando que ele já teve um desse, que era máquina e que tinha se arrependido de ter vendido.
Fiquei todo orgulhoso!
Diagnóstico certeiro partimos para o ataque:
Depois de pesqisa em Concessionárias e casa de peças tomei a decisão: Ebay, concessionária e lojas especializadas.
Aqusição em Loja de Autopeças: 
- Amortecedores Dianteiros Monroe Reflex (apesar da caixa ser de adventure - E1181); 
- Pastilhas de freios (PD 71) e lonas (HO-173 CPA) Fraslê; 
- Cilindro Escravo da embreagem Marcape (sem ref). 
Aqusição em Concessionárias:
-  Filtro de oléo  (OEM HONDA - 15400-PT7-005);
- Arruela do dreno (OEM HONDA - 15400-PT7-005);
- Filtro de Ar (OEM HONDA - 16010-ST5-E02)
- Velas NGK - ZRF5F11(OEM HONDA - 98079-5514G)
- Amortecedores traseiros (OEM HONDA - 52611-S04-G01 / 52611-S04-J01)
- Buchas barra estabilizadora (OEM HONDA - 51306-S04-003);
Aqusição em Internet: (Megatunnig CA - USA); 
Kit Embreagem EXEDY (Daikim Clutch JP- OEM - 08022);

Porta Malas recheado. 









Velas adquiridas na Concessionária (tava mais barato que nas lojas de auto-peças)

 Cilindro Escravo que tava vazando... loja de auto-peças (1)


Filtro de Combustível WEGA, na época em 2010 tava R$ 35,00



Uma pancada no bolso mas eu mereço andar num carro 100%

20 dias depois chegou a embreagem   (2)



Comprada lá fora, paguei 60% de imposto na retirada e mesmo assim saiu metade do valor da OEM da concessionária. (quem ganha mais no Brasil governo ou montadora?)



Sites:
http://parts.sonshonda.com/
http://www.wegamotors.com/produtos/catalogo_filtros.asp
http://marcape.com.br/
http://www.exedyusa.com/oe/
https://www.monroe.com.br/produtos.php?idProduto=13
http://www.fras-le.com.br/
http://exxonmobil.com.br/Brazil-Portuguese/PA/about.aspx



Continua na proxima... 

Dê a sua opinião, comente para eu saber se gostaram do post.
Give your opinion, comment to let me know if you liked the post.  ;) 

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Paulo,

Primeiramente desejo te parabenizar pelo blog, pois tem muita informação de qualidade.

Desejo aprender a comprar peças la fora, pois aqui no Brasil o preço é absurdo de caro.

Tentei comprar o amortecedor traseiro, batente do amortecedor traseiro, bieleta dianteira, jogo de pastilha e coxim no site: http://parts.sonshonda.com/
mas nao consigo identifica-las, peço sua ajuda.

Desde ja agradeço.

Att,
Daniel

Paulo Giovani disse...

Olá Daniel, Olha só o acesso aí é muito intuitivo: basta que selecione ao lado o modelo, ano, versão, automático ou manual e por aí vai.
por ultimo escolhe a parte do carro, interior, motor, suspensão e etc. não tem erro.
Pesquise bem os preços e não se esqueça que ta em dólar! Nem tudo eu busco la fora e por incrível que pareça o par de amortecedores traseiros do meu tava mais barato na concessionária. Outra coisa que você tem que calcular sempre é os impostos cobrados pela receita federal quando entra em solo brasileiro(60% + IOF) alguns estados cobram ICMS, e no final acaba saindo 6 por meia dúzia comparado com um mesmo item adquirido aqui no Brasa. Faça as contas de tudo inclusive do frete. Se com tudo isso ainda sair mais barato aí justifica esperar 30 40 dias e pelo preço.
Eu não sei qual é o seu modelo, mas posso adiantar que dois amortecedores do meu saem uns 232 dolares + frete que deve estar por uns 80 a 100USD. Faça as contas.
Se gostou favorite, compartilhe, indique e clique nas propagandas... isso me ajuda e muito a saber como tá a recepção dos leitores. Valeu.

Anônimo disse...

Oi Paulo,

Nesse mundo "honda" a cada dia tenho aprendido mais coisas.

E lendo esse seu post novamente vi que voce comprou o amortecedor diateiro da marca monroe e a amortecedor traseiro na concessionaria.

Porque fez essa opção?

Att,
Daniel

Paulo Giovani disse...

Preço meu caro, além do que são Monroe e não uma desconhecida qualquer, outra coisa é que foi o par, problema seria se eu comprasse apenas 1 lado.
Poderia ser problema se tivesse usando amortecedores esportivos de calibragens diferentes mas tudo no padrão OEM/Original não tem crise.

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