quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

115.500Km Finalmente Montado e Hora do Teste!



Pois bem...

Fui pra pista para ver se tava "tudo normal" aparentemente ok aceleração boa o carro ficou bem estável dentro da cidade... antes em marcha lenta o carro dava umas quicadas, agora parou... coloco a marcha 1 2 ou 3 tiro o pe do acelerador e embreagem e ele vai andando lisinho em baixa (sem pular).

Na pista vtec abrindo normalmente e motor respondendo bem!

Porém depois de andar uns 2km em alta percebo que o ponteiro de temperatura voultou a sair da marca normal... tirei o pé fui andando abaixo dos 80 e ele foi normalizando... Ao chegar na oficina passei o relatório.

O carro ficou para dar uma repassada e mais um teste... no final da tarde + uma surpresa:

- Cara o serviço tá 100% testamos ele dentro da cidade e quando esquentava o sistema armava normalmente... esse problema que você relatou que só acontece em estrada é radiador mesmo.

- Putz! Quais as opções? (eu pergunto)

- Abrir e varetar ou colocar outro novo.

Fui ver a primeira opção pro outro dia, pedi para desmontar o sistema (armazenar o fluído) e remover o radiador para varetar... Chegando lá o responsável me diz de longe.

- é de civic?
eu:
- é!
- Conheço de longe esse daí... sempre esquenta... é pra varetar?
- é sim, quanto fica o serviço?
- Olha só: tem que abrir varetar com cuidado mas fica bom! o valor do serviço é 110,00.
- E um novo você vende?
- Posso encomendar mas vai ficar na casa dos 350,00

Nisso chega um fiat lá e o dono do carro diz pra ele que já tinha feito o serviço com ele há quase um ano e agora voltou o problema bla bla bla... ele olhou e condenou o radiador do fiat.

- eu pensei e me coloquei no lugar do dono do fiat... p.orra pago cemzão pra ficar só um ano despreocupado? eu quero é ficar tranquilo... voltar aqui e morrer em um zero depois? Eu quero um zero agora!

O representante que vendia para ele, o modelo da MODINE / VISCONDE eu fiquei desconfiado, mas não tinha opção naquele momento... e o cara ligou, conversou, ligou para outro, conversou mais... e no final ninguém tinha! eu pensei: Hááá! mais 15 dias!

Só que aí eu tive a idéia de pegar o modelo no catálogo e o endereço na internet... não deu outra: Bati direto na MODINE e perguntei se tinha como eles me informar se a peça 12595 (radiador civic 92 00) foi vendido para alguma loja Daqui do meu estado.
Prontamente o atendente corre no banco de dados dele e aponta uns 3 revendedores deles que já tinham comprado, peguei o numero de todos e liguei um a um... até que um deles me deu o caminho das pedras e indicou um varejista que tinha adquirido alguns.

Liguei pro varejista, o vendedor informou que tinha apenas um em estóque (era o meu!) aí foi só ajustar com um portador para pagar e trazer. Tudo isso resolvido dentro de 24h! Ufa.

sai o velho entupido.











Pra quem não conhece a MODINE segue um link que achei no google: https://www.modine.com/markets/automotive/
https://radiadoresvisconde.com.br/

Vamos aos teste novamente, agora só em pista:

Depois funcionar tudo blz fui pra estrada e apertei... vtec abrindo... andei uns 5km em alta em trechos com subidas longas e descidas e o ponteiro lá... imóvel!

Parece que finalmente acabou o simples trabalho de "3 dias" chegando lá foi levado para pequenos ajustes como: tempo com a pistola, giro (decobri que a mangueira de vácuo do cruise control tava solta) e que uma das polias do ar (a central) tava solta... foi apertado, tudo re-checado... e finalmente tá tudo ok.

Agora vamos rodar e começar a medir a média de novo, mas eu posso adiantar que não senti lá essas diferenças... em uso de 70% estrada com momentos leves e outros darth vader 90% ar ligado tá fazendo em média 11,5/litro. vamos ver o que vem por aí.

2 comentários:

Marcos Henrique Reis disse...

Paulo, o teu Civic volt0ou a esquentar depois da troca do radiador? Putz, o meu tá me dando uma canseira, ainda não consegui atualizar no blog,,, Morri numa junta de cabeçote e, de quebra, uma das mangueiras estourou e já vi que tem outras mangueiras comprometidas,,,

Paulo Giovani disse...

Olá Marcos,
Tudo tranquilo, o problema era o radiador entupido mesmo. Recomendo você fazer um flush em todo o sistema de arrefecimento ainda com o radiador velho. Depois compra um radiador novo, o caminho das pedras tá aí no post. Se você quiser trocar o kit de mangueiras eu consigo pra você de silicone marca Samco (apenas na cor azul) ou Mofe em qualquer cor. O kit com 9 peças sai por menos de 300 reais e é entregue na sua casa em 45 a 50 dias já com frete incluso.

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